segunda-feira, 31 de maio de 2010

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÂO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÂO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Nós vivemos num país de dimensões continentais, e devido à distância entre as regiões, que causa a diversidade cultural; cidades do interior e também na periferia dos centros urbanos, as classes sociais sofrem distorções e cabe a educação encurtar essas distâncias.
Em um de seus escritos, Paulo Freire afirma: ‘Num país como o Brasil, manter a esperança viva é em si um ato revolucionário. ’ Através de suas ideias, ele influenciou a pedagogia, aproximando os professores de seus alunos, levando para a sala de aula o dia a dia de cada um.
A busca de soluções, o pensamento livre e crítico dos alunos faz com que a democracia seja vivenciada por todos, mostrando que podemos mudar a nossa história.
O avanço de novas tecnologias como: TV, Internet, antenas de satélites, rádio e outros meios de comunicação, estão levando a lugares antes inatingíveis, o acesso à educação, pois, sem conhecimento, sem cultura, sem o respeito as diferenças apresentadas em cada localidade brasileira, fica quase que impossível o aperfeiçoamento da cidadania, e sabemos que a educação nos acompanhará por toda vida.
Essa maneira moderna de se desenvolver o processo educativo aproxima cada vez mais a escola da comunidade, pois, na sala de aula poderão ser discutidos temas relacionados aos anseios e desejos de todos os envolvidos, não falando somente de conteúdos curriculares, mas dando valor as experiências informais. Paulo Freire fala sobre este tema em seu livro Pedagogia da Autonomia.
Outro passo importante é a inclusão de portadores de necessidades especiais, cabendo aos professores se aprimorarem e se prepararem para esta nova realidade.
Enfim, a busca pelo progresso dos alunos, o aprender a aprender, vai fazer com que a educação, que é um direito inalienável de todo cidadão, possa influenciar na transformação da sociedade e na melhoria da qualidade de vida.
Ref. Bibliog.: FREIRE, Paulo: Pedagogia da Autonomia,
9ª ed. São Paulo: Ática 2007.
Redação de Maria de Fátima Vieira Martins – Ano 2009 –

terça-feira, 11 de maio de 2010

BEM VINDOS!

CRIEI ESTE BLOG COM O INTUITO DE DIVULGAR MINHAS RESENHAS, MINHAS MÚSICAS, MINHAS POESIAS E DE AUTORES QUE PERMITIREM QUE EU PUBLIQUE SUAS CRIAÇÕES E PARA QUE POSSA DE ALGUMA MANEIRA LEVAR INFORMAÇÕES AOS APAIXONADOS PELA ARTE.


"A OBRA PERTENCE AO ARTISTA NO MOMENTO DA SUA CRIAÇÃO, AO TORNAR-SE PÚBLICA ELA PASSA A FAZER PARTE DA HISTÓRIA DE CADA UM"