domingo, 5 de junho de 2011

A DIVERSIDADE DA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA

Apesar dos dicionários darem interpretações e significados às palavras que compõem a nossa língua, pode-se afirmar que o seu uso vai variar de acordo com aspectos geográficos, sociais, históricos e no estilo, tanto na fala como na escrita.
A língua escrita, por ter uma apresentação mais conservadora, deve levar o indivíduo a não cometer erros, principalmente em relação à sintaxe. Cada texto produzido, cada gênero a ser seguido deverá conter as características que os definem na sua forma, na sua composição. Lembre-se que aquele que não domina a língua "padrão" sofre o "preconceito linguístico", mas ressalto que, com o advento da internet, os usuários das redes sociais, em sua maioria, criaram uma forma de comunicação própria: o "internetês".
Alguns vocábulos e também a pronúncia são típicos em determinadas regiões, e nesta gama de variantes linguísticas pode-se afirmar que o meio, a classe social, o grau de escolaridade, as expressões comuns de certas profissões, além do estilo, (cada um tem a sua fala), também fazem parte da nossa comunicação que deverá sofrer adaptações para poder se adequar a uma determinada situação, como por exemplo, numa entrevista de emprego.
Diante do exposto, observa-se que as diferenças da nossa língua, ou melhor, da maneira como nos expressamos, não faz de nós brasileiros diferentes, e sim iguais diante da nossa cultura rica e diversificada.

Redação do 5º período de Pedagogia, 1º sem/2011.
Maria de Fátima Vieira Martins