quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Importância do Professor no Ensino a Distância - Fichamento



                                                               Fichamento de Resumo
          Um facilitador para a pesquisa, onde são transcritas as partes mais relevantes de textos, artigos, livros, etc



                   A Importância do Professor que atua no EaD.

Da mesma forma que no ensino tradicional, no ensino a distância o professor é o responsável pela pesquisa, concepção e elaboração do conteúdo.

O professor é, definitivamente, o centro vital do processo educacional. Deve estar equipado com métodos e meios pedagógicos para adaptar o processo a cada momento que perceber uma reação ou resistência do aluno e deve ter uma dimensão de afetividade e de pessoalidade que pode conduzir ou desfazer expectativas.

O Ministério da Educação disponibiliza, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), diversas formas de apoio à formação de professores que queiram utilizar recursos eletrônicos em sua prática pedagógica, a Secretaria de Educação a Distância do MEC realiza projetos que integram diferentes tecnologias na formação de educadores.

A televisão vem oferecendo alternativas através de cursos voltados para a grande massa, mas se esbarra no que é fundamental: educação sem diálogo não se realiza.



Habilidades esperadas do professor

Antes o professor tinha apenas que conhecer didática – passou a ser apenas o repassador de informações consolidadas em cartilhas cujo conteúdo não cabia a ele definir, avaliar ou contestar, mais recentemente, o professor passou a ser o administrador do conteúdo e, grande motivador da aprendizagem dos estudantes.

É necessário que o professor monitore o crescimento cognitivo e também o amadurecimento pessoal dos estudantes.

A relação entre o professor e o aluno influencia decisivamente o nível de envolvimento dos estudantes nas tarefas educacionais e na sua decisão de persistir nos cursos.

O professor deve: manter diálogo contínuo com seus estudantes; monitorar o progresso dos estudantes; ter competência disciplinar; desenvolver habilidade para interpretar o discurso dos estudantes; estimular a participação dos alunos.



As experiências de São Paulo e do Projeto Veredas em Minas Gerais na formação de professores



Um programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em convênio com três universidades (USP, UNESP e PUC-SP), ofereceu licenciatura plena para professores das séries iniciais do ensino fundamental, as aulas são ministradas por teleconferências (os alunos interagem por fax e email) e videoconferências (alunos interagem em tempo real), e são apoiados presencialmente por professores-tutores.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com 18 instituições de ensino superior, criou o Projeto Veredas de Formação Superior de Professores, visando qualificar a educação pública, na modalidade de ensino a distância com momentos presenciais, fornecendo, inclusive, bolsa para cobrir custos de transporte, alimentação e eventual hospedagem, pois as atividades dos professores/alunos constam de autointrução, oficinas, debates, atividades culturais. As experiências são registradas pelos próprios professores/alunos e são destinadas a avaliação do próprio curso e, ao final, cada um deles desenvolverá uma monografia sobre um tema educacional atual, escolhido por ele.

Monitorando e estimulando a participação


Sistemas de avaliação e acompanhamento são fundamentais para verificar os casos de abandono do curso, por causa de um mau desempenho do aluno, permitindo aos professores identificar o problema e realizar os ajustes necessários. Para ter sucesso, é necessária a participação ativa de todos os integrantes do elo.

Sugestões técnicas de Linda Harasim (Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line, p. 226-228)

1- Ambiente - a atmosfera na comunidade virtual precisa ser descontraída e acolhedora;

2- Expectativa – o nível de participação de cada estudante deve ser comunicado a ele, com clareza (número de participações semanais);

3- Objetividade – os comunicados devem ser breves, focados e resumidos, e o estudante deve conduzir as discussões, como num seminário;

4- Exemplo – as respostas do professor devem ser rápidas (no máximo 24 horas);

5- Encorajamento – o professor deve estimular a saudar e responder uns aos outros (civilidade e inclusão do colega no grupo);

6- Positividade – o professor deve  reforçar positivamente as contribuições dos alunos à comunidade;

7- Conclusão – o professor deve fazer uma síntese do tema, fechando a discussão aproveitando as contribuições dos alunos;

8- Metacomunicação – estimular os participantes a compartilharem o que sentiram em relação ao curso, normas e procedimentos sugeridos;

9- Comunicação extra – o professor poderá usar telefone, fax, ou cartas, caso não obtenha êxito no contato com um ou mais estudantes.

 

 Artigo disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/eadsup.htm

Niterói/2012

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O MAR E A BRISA



                                                   Letra e Música: Fátima Brinjow
                          Mais uma gravação caseira postada no youtube por Claudinha Guim......