domingo, 20 de abril de 2014

Educação a Distância: Aluno e Professor

O aluno

No contexto da educação a distância, uma das coisas mais importantes, no meu ponto de vista, é o interesse do aluno em querer adquirir conhecimento e se sentir estimulado.

A necessidade de uma aprendizagem significativa que gere no aluno uma curiosidade e um desejo de saber mais, de poder trocar experiências e incentivar seus colegas que neste caso, estão separados fisicamente, mas unidos no mesmo propósito que é aprender e crescer em sabedoria e entendimento. Esta troca é de enorme importância e o computador e a rede são as tecnologias facilitadoras que permitem este diálogo independente da distância entre os sujeitos: coordenadores, tutores e alunos.

Diminuir a distância, dando oportunidade aqueles que estão em lugares de difícil acesso à educação em todos os níveis educacionais é um grande passo para o desenvolvimento de nosso país.

Segundo (MOREIRA)“Aprendizagem Significativa é um processo por meio do qual uma nova informa­ção relaciona-se com um aspecto especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indiví­duo” (MOREIRA, 1999 p.151).

O professor
 
O professor da EaD tem um papel complexo a exercer, já que a interação é "impessoal".

No nosso cotidiano nos acostumamos ao uso das tecnologias para nos comunicar, independente da distância e, esta comunicação também tem que ocorrer de maneira clara, leve e objetiva entre professores, tutores e alunos buscando meios para dirimir as dificuldades ocasionadas pela "ausência" do professor.

Superar dificuldades, aproximar-se virtualmente, criar um vínculo que estimule o aluno, auxiliando, orientando, dialogando, debatendo, possibilitando a geração de estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem, e fazendo com que o sujeito possa se interessar e acessar esta nova ferramenta, a EaD.

Nosso tempo-espaço está muito curto e para conciliar trabalho e estudo, a EaD surge para nos possibilitar, através de sua flexibilidade a aquisição de conhecimento.

O aluno, por estar durante parte do estudo "sozinho", passa a criar sua própria metodologia, tornando-se crítico de sua própria aprendizagem  sendo o professor, o mediador e incentivador da construção do conhecimento autônomo do aluno.

 

Palavras chave: interesse, estímulo, desejo, interatividade, acesso, sucesso.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Fátima Martins Pedagogia e Música: Meu Perfil e Interesses : Parcerias .......

Fátima Martins Pedagogia e Música: Meu Perfil e Interesses : Parcerias .......

Meu Perfil e Interesses : Parcerias .......

Atualmente fazendo pós graduação em Educação Especial pela UNIRIO, mas sou Pedagoga formada em (01/2012), com estágios em diversas escolas da rede municipal de ensino de Niterói pelo NEST-FME (Educação Infantil e 1ºe 2ºciclos do Ensino Fundamental); Liceu Nilo Peçanha(ensino médio:Filosofia e Sociologia da Educação); Hospital Universitário Antonio Pedro: pedagogia hospitalar na pediatria; A.F.R. Associação Fluminense de Reabilitação(no setor de psicopedagogia, atuando com pacientes de alta complexidade;além de cantora e compositora de MPB, Pop, Rock, Gospel entre outros rítmos. Sempre engajada em projetos culturais da cidade de Niterói sigo escrevendo minha história em cenas dos próximos capítulos......
Vou criar um espaço multidisciplinar para atendimento de crianças em idade escolar que necessitem de atendimento especializado nas áreas pedagógica, psicológica, psiquiátrica e fisioterápica, mas para isto se realizar, necessito de parcerias com profissionais e investidores. Deus nos abençoe.
Busco patrocinadores e colaboradores que tenham conhecimento cenográfico para elaborar casinhas com material reciclável para montagem de peça infantil sobre sustentabilidade e meio ambiente, {papel, papelão, latas de alumínio, garrafas PET} com a finalidade de ensinar as crianças de maneira lúdica como preservar a Natureza.

sábado, 6 de abril de 2013

SAÚDE - APRENDA A FAZER UMA ...ARMADILHA SIMPLES CONTRA PERNILONGOS E MOSQUITOS DA DENGUE.


                       ARMADILHA SIMPLES CONTRA PERNILONGOS E  
                                               MOSQUITOS DA DENGUE.

     

     Texto extraído da página Salve o Planeta do Facebook.


     
    Itens necessários:
     
    O que precisamos é, basicamente:
    =200 ml de água,
    =50 gramas de açúcar mascavo,
    =1 grama de levedura (fermento biológico de pão, encontra em qualquer supermercado ) e
    =1 (uma) garrafa plástica de 2 litros. [...]

    Como fazer:

    1. Corte a garrafa de plástico (tipo PET) ao meio. Guardar a parte do gargalo:
    2. Misture o açúcar mascavo com água quente. Deixe esfriar. Depois de frio despejar na metade de baixo da garrafa.
    3. Acrescentar a Levedura . Não há necessidade de misturar. Ela criará dióxido de carbono.
    4. Colocar a parte do funil, virada para baixo, dentro da outra metade da garrafa.
    5. Enrolar a garrafa com algo preto, menos a parte de cima, e colocar em algum canto de sua casa.

    Em duas semanas você vai ver a quantidade de pernilongos e mosquitos que morreram dentro da garrafa.

    Além da limpeza de suas casas, locais de reprodução de pernilongos e mosquitos, podemos utilizar este método muito útil em: Escolas, Creches, Hospitais, residências, sítios, chácaras, fazendas, floriculturas. etc.
    Não se esqueça da Dengue nos próximos meses: este pernilongo pode matar uma pessoa!

    ASSISTA AO VIDEO PARA NÃO FAZER ERRADO: http://bit.ly/11wX2X3
     
    Texto extraído da página Salve o Planeta do Facebook.



 

sábado, 9 de março de 2013

DENGUE

"São as águas de março fechando o verão" 


           A Dengue é uma doença transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti, originário da África e que também pode provocar a Febre Amarela.

         As características deste mosquito são:

-  Tamanho pequeno (menor que o pernilongo ou muriçoca) 
-  Corpo escuro e rajado de branco
- Picam durante o dia, principalmente na região dos pés, tornozelos e pernas
-  Voam, no máximo, a meio metro do chão

         No mês de MARÇO há um aumento nos casos da doença, em consequência das chuvas mais intensas, que provocam um acúmulo de água maior em reservatórios como: garrafas, pneus, vasos de plantas, pratos, bacias e copos descartáveis, caixas-d'água, poços, bebedouros de animais, entre outros. Este é o ambiente ideal aonde eles se reproduzem.

         Este mosquito gosta de água parada e limpa; por isso, se torna tão importante a PREVENÇÃO.

         Vamos  manter  o lixo que acumula água,  as caixas-d'água, os poços e depósitos  sempre bem fechados, armazenar garrafas de cabeça para baixo, trocar sempre a água dos bebedouros dos animais e manter  os pratinhos dos vasos de plantas sempre limpos e secos.

         Sintomas da dengue:
-  febre alta (40 graus) por vários dias;
- dores de cabeça, nos olhos e nas juntas (febre de quebra ossos).

         A Dengue Hemorrágica é a forma mais grave da doença e  pode levar a morte. É caracterizada pelos sangramentos que surgem após a febre acabar, pela queda da pressão arterial, pelo arroxeamento dos lábios, pelas dores abdominais e o paciente pode se tornar mais agitado ou apresentar sonolência.

 

           COMO EVITAR A DENGUE?
          ELIMINANDO OS CRIADOUROS.

Eu fiz a minha parte, agindo e informando.

Faça a sua parte também. DIVULGUE.

 

Ref. bibliog: Ministério da Saúde - O Brasil contra a dengue.
Foto retirada do www.portal.saude.gov.br

 

domingo, 14 de outubro de 2012

ECO KIDS 2012

Festa Eco Kids realizada dia 12 de outubro de 2012 na Igreja Apostólica Renascer em Cristo de Niterói no Rio de Janeiro.
 
Um dia abençoado por Deus!!
 Eu, fantasiada, com algumas crianças no início da festa e com a Pastora Ana Paula Lima e seu filhinho Isac no colo.


A turma da organização da festa acompanhados do Pastor Marcelo Lima e Pastora Ana Paula Lima, Presbíteras Francine e Monique e a galerinha do Teens Niterói, fazendo pose para foto.
Eu, agachada, antes de trocar de roupa para brincar com as crianças.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Importância do Professor no Ensino a Distância - Fichamento



                                                               Fichamento de Resumo
          Um facilitador para a pesquisa, onde são transcritas as partes mais relevantes de textos, artigos, livros, etc



                   A Importância do Professor que atua no EaD.

Da mesma forma que no ensino tradicional, no ensino a distância o professor é o responsável pela pesquisa, concepção e elaboração do conteúdo.

O professor é, definitivamente, o centro vital do processo educacional. Deve estar equipado com métodos e meios pedagógicos para adaptar o processo a cada momento que perceber uma reação ou resistência do aluno e deve ter uma dimensão de afetividade e de pessoalidade que pode conduzir ou desfazer expectativas.

O Ministério da Educação disponibiliza, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), diversas formas de apoio à formação de professores que queiram utilizar recursos eletrônicos em sua prática pedagógica, a Secretaria de Educação a Distância do MEC realiza projetos que integram diferentes tecnologias na formação de educadores.

A televisão vem oferecendo alternativas através de cursos voltados para a grande massa, mas se esbarra no que é fundamental: educação sem diálogo não se realiza.



Habilidades esperadas do professor

Antes o professor tinha apenas que conhecer didática – passou a ser apenas o repassador de informações consolidadas em cartilhas cujo conteúdo não cabia a ele definir, avaliar ou contestar, mais recentemente, o professor passou a ser o administrador do conteúdo e, grande motivador da aprendizagem dos estudantes.

É necessário que o professor monitore o crescimento cognitivo e também o amadurecimento pessoal dos estudantes.

A relação entre o professor e o aluno influencia decisivamente o nível de envolvimento dos estudantes nas tarefas educacionais e na sua decisão de persistir nos cursos.

O professor deve: manter diálogo contínuo com seus estudantes; monitorar o progresso dos estudantes; ter competência disciplinar; desenvolver habilidade para interpretar o discurso dos estudantes; estimular a participação dos alunos.



As experiências de São Paulo e do Projeto Veredas em Minas Gerais na formação de professores



Um programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em convênio com três universidades (USP, UNESP e PUC-SP), ofereceu licenciatura plena para professores das séries iniciais do ensino fundamental, as aulas são ministradas por teleconferências (os alunos interagem por fax e email) e videoconferências (alunos interagem em tempo real), e são apoiados presencialmente por professores-tutores.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com 18 instituições de ensino superior, criou o Projeto Veredas de Formação Superior de Professores, visando qualificar a educação pública, na modalidade de ensino a distância com momentos presenciais, fornecendo, inclusive, bolsa para cobrir custos de transporte, alimentação e eventual hospedagem, pois as atividades dos professores/alunos constam de autointrução, oficinas, debates, atividades culturais. As experiências são registradas pelos próprios professores/alunos e são destinadas a avaliação do próprio curso e, ao final, cada um deles desenvolverá uma monografia sobre um tema educacional atual, escolhido por ele.

Monitorando e estimulando a participação


Sistemas de avaliação e acompanhamento são fundamentais para verificar os casos de abandono do curso, por causa de um mau desempenho do aluno, permitindo aos professores identificar o problema e realizar os ajustes necessários. Para ter sucesso, é necessária a participação ativa de todos os integrantes do elo.

Sugestões técnicas de Linda Harasim (Redes de aprendizagem: um guia para ensino e aprendizagem on-line, p. 226-228)

1- Ambiente - a atmosfera na comunidade virtual precisa ser descontraída e acolhedora;

2- Expectativa – o nível de participação de cada estudante deve ser comunicado a ele, com clareza (número de participações semanais);

3- Objetividade – os comunicados devem ser breves, focados e resumidos, e o estudante deve conduzir as discussões, como num seminário;

4- Exemplo – as respostas do professor devem ser rápidas (no máximo 24 horas);

5- Encorajamento – o professor deve estimular a saudar e responder uns aos outros (civilidade e inclusão do colega no grupo);

6- Positividade – o professor deve  reforçar positivamente as contribuições dos alunos à comunidade;

7- Conclusão – o professor deve fazer uma síntese do tema, fechando a discussão aproveitando as contribuições dos alunos;

8- Metacomunicação – estimular os participantes a compartilharem o que sentiram em relação ao curso, normas e procedimentos sugeridos;

9- Comunicação extra – o professor poderá usar telefone, fax, ou cartas, caso não obtenha êxito no contato com um ou mais estudantes.

 

 Artigo disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/eadsup.htm

Niterói/2012