No contexto da educação a distância, uma das coisas
mais importantes, no meu ponto de vista, é o interesse do aluno em
querer adquirir conhecimento e se sentir estimulado.
A necessidade de uma aprendizagem significativa que
gere no aluno uma curiosidade e um desejo de saber mais, de poder trocar
experiências e incentivar seus colegas que neste caso, estão separados
fisicamente, mas unidos no mesmo propósito que é aprender e crescer em sabedoria
e entendimento. Esta troca é de enorme importância e o computador e a rede são
as tecnologias facilitadoras que permitem este diálogo independente da
distância entre os sujeitos: coordenadores, tutores e alunos.
Diminuir a distância, dando oportunidade aqueles
que estão em lugares de difícil acesso à educação em todos os níveis
educacionais é um grande passo para o desenvolvimento de nosso país.
Segundo (MOREIRA)“Aprendizagem Significativa é um
processo por meio do qual uma nova informação relaciona-se com um aspecto
especificamente relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo” (MOREIRA,
1999 p.151).
O professor
O professor da EaD tem um papel
complexo a exercer, já que a interação é "impessoal".
No nosso cotidiano nos
acostumamos ao uso das tecnologias para nos comunicar, independente da
distância e, esta comunicação também tem que ocorrer de maneira clara, leve e
objetiva entre professores, tutores e alunos buscando meios para dirimir as
dificuldades ocasionadas pela "ausência" do professor.
Superar dificuldades,
aproximar-se virtualmente, criar um vínculo que estimule o aluno, auxiliando,
orientando, dialogando, debatendo, possibilitando a geração de estratégias metodológicas
de ensino-aprendizagem, e fazendo com que o sujeito possa se interessar e
acessar esta nova ferramenta, a EaD.
Nosso tempo-espaço está muito
curto e para conciliar trabalho e estudo, a EaD surge para nos possibilitar,
através de sua flexibilidade a aquisição de conhecimento.
O aluno, por estar durante parte
do estudo "sozinho", passa a criar sua própria metodologia,
tornando-se crítico de sua própria aprendizagem sendo o professor, o mediador e incentivador
da construção do conhecimento autônomo do aluno.
Palavras chave: interesse, estímulo, desejo, interatividade, acesso,
sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário