MODELO DE RELATÓRIO
DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ano: 2014
Nome do aluno: C.S.S
Data de Nascimento: -----/------/----------
Série: 2º Ano 1ºCiclo do Ensino Fundamental
Endereço Residencial: -----------------------------------------------------------
Telefone de contato da família:-------------------------------------------------
Área de deficiência: --------------------------------------------------------------
Escola: E.M.E.S.B.
PROPOSTA:
1- Trabalhar todas as
letras do alfabeto, numerais (de 1 a 100) e cores primárias e secundárias.
2- Escrita do próprio
nome, separação silábica, formação de pequenas frases e formas geométricas.
3- Aprender a caminhar,
ficar na fila com os colegas e aprender a interagir na entrada, na hora do
almoço e lanche e, na saída permanecer em sala de aula com os colegas e a
professora regente.
O aluno apresenta um certo grau de dificuldade na
construção do seu processo de aprendizagem, pois possui a atenção comprometida
por conta da baixa concentração, principalmente após finais de semana e
feriados prolongados, não conseguindo realizar as atividades básicas na sala de
aula. (Não faz exercícios em casa e praticamente perdeu todo o material
escolar).
É muito inquieto, e esta situação piora quando não
está medicado. Não consegue parar no lugar, não presta atenção às
atividades que lhe são propostas em sala de aula pela professora regente e não
possui organização pessoal. Não estabelece vínculos sociais produtivos em sala
de aula, mas convive bem nas aulas de educação física, pois possui grande
interesse pelos esportes em geral, principalmente futebol. Não tolera
frustração, irrita-se com facilidade, corre por toda a escola,
atira-se no chão, quer chutar, grita muito, e quando está sem medicação chora
bastante e nesses momentos, tem flashs de palavras e/ou frases que lhe
foram ditas com agressividade, provavelmente, por familiares e pessoas de
convívio próximo, fazendo com que o mesmo fique em desespero.
Mesmo com estas limitações mantém laços afetivos com colegas, professores e
funcionários da escola, demonstrando grande carência no aspecto afetivo.
Observei que o
mesmo, não consegue realizar as atividades sentado, mas
como na sala de recursos ele tem mais espaço e mobilidade realiza algumas
tarefas que proponho, principalmente aquelas ligadas ao futebol e seus
desdobramentos como: escrever e ler o nome dos jogadores, o nome dos estádios
de futebol, os grupos, as regras, os outros países participantes da Copa, pois
o mesmo já tem conhecimento de quase todas as letras e aos poucos já consegue
escrever palavras sozinho. Reconhece as cores primárias e algumas secundárias,
mas a coordenação motora na pintura é muito baixa, não consegue fazer um
círculo, mesmo associando a bola, e algumas vezes, percebi tremores em suas
mãos. Seria bom se tivéssemos um quadro na sala de recursos.
Para que o aluno desenvolva seu potencial de
aprendizagem, é de suma importância que haja a manutenção da
administração medicamentosa sem interrupções e um acompanhamento
psicológico e/ou psiquiátrico, para que o mesmo possa controlar um pouco a
hiperatividade e que consiga ficar pelo menos 30 minutos sentado, parece pouco
tempo, mas no caso dele, seria um grande avanço.
PS: Como ele gosta muito de futebol, ganhei a sua
confiança "jogando bola" na quadra da escola e assim,
"negociando" as atividades, mas não sei como esta estratégia
está sendo vista pela escola, mas está funcionando pelo menos enquanto
ele está se adaptando a medicação, que no meu entendimento é de suma
importância.
SUGESTÃO:
1- Encaminhá-lo a um
Clínico Geral e/ou Pediatra, para realizar exames de sangue e no pâncreas, pois
após o almoço e/ou o lanche, o mesmo tem uma "explosão" e só se
acalma após correr muito. (Pode ser GLICOSE chegando ao cérebro com muita
rapidez).
2- Colocar um quadro
negro pequeno na sala de recursos, para que o mesmo possa, pelo menos durante
um certo período, realizar atividades em pé como pintar dentro do objeto e não
fazer apenas rabiscos.
3- Incentivar a
colaboração da família.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
OUTROS DADOS IMPORTANTES QUE DEVEM SER MENCIONADOS NO RELATÓRIO
Disposição para a realizar atividades com jogos e materiais lúdicos, formar palavras com ajuda de quebra-cabeça, faz uso do computador, com ou sem acompanhamento, faz uso de palavrões.
Percepção visual.
Percepção e memória auditiva.
Percepção de diferenças e semelhanças.
Orientação temporal.
Habilidades Motoras.
Pensamento lógico.
Expressão criativa.
Linguagem e comunicação oral.
Linguagem e comunicação escrita.
Raciocínio lógico-matemático.
N_________, 08 de maio de 2014
Maria de Fátima Vieira Martins
Professora de Apoio Especializado/Pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário