MODELO DE PROJETO DE
PESQUISA SOBRE EVASÃO ESCOLAR
TEMA
Evasão Escolar
TÍTULO
Evasão Escolar na Escola Rural nos Anos Finais do Ensino
Fundamental
PROBLEMA
A necessidade de trabalhar para ajudar os
pais em casa, ou no trabalho no campo, a falta de interesse provocada pela falta
de vaga, de professor, de material didático e também por considerarem que a
formação que recebem na escola não é significativa para eles.
DELIMITAÇÃO
Escolas públicas da cidade de WXXXXXXX, no interior da
BXXXXX
INTRODUÇÃO
A evasão escolar é um problema que atinge
todos os níveis de ensino da educação no Brasil. O termo evasão escolar é
utilizado em vários contextos com diferentes significados. Estas variações dificultam o entendimento dos
motivos reais que influenciam no processo e constituem-se empecilho para ações
efetivas de combate ao problema.
Na educação básica, por exemplo, entende-se
por evasão apenas os casos em que os alunos deixam de freqüentar a sala de
aula, desconsiderando demais situações de saída do aluno da escola.
Como educadores, devemos responder os
questionamentos relacionados aos motivos que levam a evasão escolar dos nossos
alunos. “Os meios de comunicação, os
ambientes de pesquisa educacionais, as secretarias de educação e a comunidade
escolar se questionam sobre seus papéis na resolução deste processo que
desencadeia consequências negativas para toda a sociedade, como violência,
desemprego e baixa auto-estima dos indivíduos.”
A desestruturação das famílias, as políticas
públicas ou ainda os problemas cognitivos dos alunos, todos estes fatores
somados, colaboram com alta taxa de evasão em áreas rurais. Os pais, por não
terem estudo, acham mais interessante que o filho ajude nas despesas da casa,
do que vá sentar-se nos bancos das escolas, para alguns, adquirir conhecimentos
é supérfluo. As políticas públicas sempre criam dificuldades, quando se trata
de área rural, tornando a falta de transporte e as precárias condições das
estradas, um assunto a ser tratado em segundo plano, sempre alegando falta de
verba. Alguns alunos que devido à má alimentação ou a algum tipo de necessidade
especial ou cognitiva, por não terem um acompanhamento adequado, acabam ficando
sem o aprendizado mínimo. Enfermidades e gravidez precoce também engrossam esta
lista.
A evasão escolar denota o fracasso das
relações sociais, que no cotidiano mostra-se cada vez mais desumana. Por exemplo: como estudar sobre medidas de
higiene para se evitar doenças em locais onde a água está contaminada, se não
existe o mínimo de saneamento básico aonde o aluno reside?
OBJETIVO GERAL
Promover
iniciativas que consideramos serem positivas no atendimento às necessidades dos
alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar
os alunos qualitativamente;
Identificar
as dificuldades cognitivas, de saúde, de transporte, situação familiar, entre
outras;
Organizar ou reorganizar o currículo para
promover conteúdos significativos para o ensino-aprendizagem;
Conhecer
o material didático;
Buscar
novos recursos pedagógicos e utilizá-los de forma criativa;
Diminuir
a defasagem idade/série.
JUSTIFICATIVA
Segundo a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação (LDB9394/96) e o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA),
um número elevado de faltas sem justificativa e a evasão escolar ferem os
direitos das crianças e dos adolescentes. Caberá, então, a instituição escolar
utilizar os recursos dos quais disponha para garantir a permanência dos alunos
na escola.
HIPÓTESES
Para diminuir o índice de evasão escolar, a escola deverá criar
ações que estimulem o aluno a permanecer em sala de aula e aproximar família da
escola.
A participação e o envolvimento da família com a vida escolar
são fundamentais para o bom desempenho e permanência do aluno. Os pais que participam
das atividades culturais e prestigiam seus filhos durante as apresentações, faz
com que se sintam valorizados.
Novos métodos de ensino, com a utilização de recortes de
figuras, criação e leitura de histórias, encenação de peças teatrais,
elaboração de práticas científicas, construção de gráficos, releitura de obras
de arte, tudo isso estimula a criatividade do aluno e dá ao professor, uma nova
ferramenta de trabalho, que através da interdisciplinaridade e da promoção de conteúdos
que sejam significativos, utilizando-se de temas atuais ou que gerem dúvidas,
poderão ser discutidos em sala de aula.
Levar informação aos alunos e aos pais poderá minimizar os efeitos
da desinformação demonstrando que o processo ensino-aprendizagem pode ocorrer
de forma agradável.
Não existe uma só forma de aprender e uma só forma de ensinar e
avaliar. Organizar atividades em grupos e promover ações individuais respeitando
as diferenças e as dificuldades de aprendizagem de cada um, lembrando que, cada
qual tem o seu tempo e capacidade de compreensão, e possa então, perceber que o
melhor caminho será sempre o caminho da Educação.
CUSTO:
Serão
utilizados apenas os recursos disponíveis na escola e doações dos pais e amigos
parceiros devido a total falta de verbas na escola.
REFERENCIAL
TEÓRICO:
ARROYO, M. Educação
de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, Maria Amélia, GOMES, Nilma
Lino e SOARES, Leôncio (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo
Horizonte, MG: Autêntica, 2006, p.19-50
BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio
Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Básica 2007. Disponível em:
http://www.inep.gov.br/
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional.
BRASIL, O Estatuto da Criança e do Adolescente.
Lei nº. 8069, de 13 de julho de 1990
Agenda
Semanal
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2ª feira:
Reunião com Coord. Pedag. para determinar os trabalhos dos alunos que serão
apresentados no Evento.
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3ª feira:
Enviar convites para os pais, solicitando sua colaboração para o lanche
comunitário com apresentação de sua própria produção e métodos de plantio.
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4ª feira:
Providenciar material necessário e disponível na escola.
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5ª feira:
Reunir o material produzido pelos próprios alunos: música, paródias, teatro,
entre outros.
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6ª feira:
Preparar a quadra e confirmar se todo o material necessário está ok.
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Sábado: Projeto:
Nós que fizemos!
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10 comentários:
Estava todo enrolado para fazer um projeto de pesquisa,pergunta um e outro e nada ; Vi um seu no site, símples e objetivo, tirei todas as dúvidas na hora; Adorei, sou grato e por isso resolvir elogiá-la.
ADOREI O SEU PROJETO ESTA MUITO LEGAL.PARABÉNS VC REALMENTE MIM AJUDOU MUITO.OBRIGADA POIS ESTAVA TUDO BEM RESUMIDO.
Adorei serviu me de fonte de inspiraçao
Adorei serviu me de fonte de inspiraçao
Me ajudou bastante.obrigada.
Eu adorei me serviu muito como referência
#Gratidao pelo retorno de todos vocês. É bom quando nosso trabalho pode ajudar as pessoas. Eu sou grata a Deus por ter me dado sabedoria e eu poder dividir com pesquisadores. Sejam abençoados!
Olá, gostei muito de seu modelo de projeto, muito inspirador, ajuda ter uma orientação para desenvolver outros. Parabéns por compartilhar conhecimento.O interessante é que sou de Rondônia e sua produção pode ser utilizada em todo o Brasil.
me ajudou muito estava com dúvida no meu projeto obg.
Nossa vc foi uma luz no túnel, estava sem saber o que fazer e vc me ajudou, Deus abençoe sempre.
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